Notícia





Compra da Motorola é preocupante para mercado Android, diz CEO da Nokia


O principal executivo mundial da Nokia, Stephen Elop, aproveitou os comentários em torno dos possíveisdesdobramentos da compra da Motorola pelo Google – realizada nesta semana – para reforçar as dúvidas sobre o futuro do Android. Em entrevista, divulgada pelo jornal britânico The Telegraph, Elop afirmou que se fosse um dos fabricantes de smartphones que utilizam o sistema operacional, uma operadora ou qualquer outra empresa envolvida com a plataforma, estaria bastante preocupado.

Elop destacou também que a aquisição só serviu para reforçar que a Nokia tomou a decisão correta quando decidiu fechar a parceria para utilizar o sistema operacional da Microsoft, Windows Phone, em seus smartphones.

O Google, por sua vez, desde o anúncio da compra da divisão de dispositivos móveis da Motorola, por US$ 12,5 bilhões, tem defendido que a transação vai fortalecer, ainda mais, o mercado Android. Isso porque, a gigante de buscas ressalta que, ao incorporar as cerca de 17 mil patentes da companhia adquirida, terá condições de ajudar os fabricantes que utilizam a plataforma a se defenderem de batalhas na justiça – em referência aos processos por quebra de patentes movidos por concorrentes, em especial, Apple e Microsoft.

Além disso, como forma de evitar especulações sobre o favorecimento da Motorola em detrimento dos demais fabricantes que usam Android, o Google anunciou que a empresa adquirida se manterá como uma companhia independente.
--------------------------------------------------

Brasil passa a ser o terceiro maior mercado de PCs no mundo




Um relatório divulgado pela IDC aponta que, no segundo trimestre (de abril a junho) deste ano, foram comercializados 3,86 milhões de PCs no Brasil. Com isso, o País passou da quarta para a terceira colocação no ranking mundial das vendas de computadores, só atrás da China e dos Estados Unidos.

Segundo o relatório, o volume de equipamentos vendidos no período representou um recorde na história da indústria brasileira de PCs. E a IDC aponta que o País ultrapassou o Japão – que era o terceiro colocado no ranking mundial, até então –, ao vender 95 mil computadores a mais no trimestre.

Do total de PCs vendidos no Brasil entre abril e junho, a maioria (51,5%) foi notebooks, enquanto que os deskotps responderam pelo restante (48,5%). Os usuários domésticos também foram os principais compradores de computadores no período, respondendo por 69,5% dos equipamentos comercializados. As empresas, por sua vez, concentraram 25,8% dos equipamentos e as áreas de governo e educação, 4,7%.

A IDC acredita que um dos fatores para o bom desempenho da indústria de PCs no Brasil é a queda no preço dos equipamentos comercializados no mercado interno. Outro fator é a facilidade de acesso ao crédito pela classe média.

O primeiro trimestre de 2011 já tinha representado um recorde em volume de vendas de PCs comercializados no País, com 3,6 milhões de unidades.

Câmara confirma votação do novo Código Florestal

Requerimento pedindo o adiamento da votação foi rejeitado pelo plenário.
Sem acordo, projeto já teve votação adiada por duas vezes.

O plenário da Câmara dos Deputados rejeitou no começo da tarde desta quarta-feira (11) um requerimento que pedia o adiamento da votação do projeto do novo Código Florestal. Depois de ter sido adiada por duas vezes, a votação do projeto está prevista para ocorrer na tarde desta quarta.

O novo Código Florestal é a legislação que trata da preservação ambiental em propriedades rurais. As bancadas de partidos da base aliada defenderam a aprovação do requerimento, que resultaria na suspensão da votação. O PV foi um dos partidos que mais defendeu o adiamento.
“Não houve discussão, e todas as comissões apenas serviram para marcar posição, então temos de discutir de forma séria aqui em Plenário”, disse Alfredo Sirkis (PV-RJ).
Já os partidos de oposição ao governo, como o PSDB , defenderam que o projeto fosse votado. O deputado Moreira Mendes (PPS-RO), que é o coordenador da Frente Parlamentar Agropecuária, também defendeu que a votação fosse mantida.
Negociações
Ainda pela manhã, o relator do projeto, o relator do novo Código Florestal, Aldo Rebelo (PCdoB-SP),disse que texto está pronto e tem acordo para ser votado”.Já o líder do governo no Congresso, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), negou que haja acordo, e admitiu que os líderes partidários estão com “dificuldades” para fechar o texto que será enviado à votação no plenário da Casa.
Ainda na terça-feira (11), o líder do governo afirmouas discussões evoluíram na questão do cultivo em Áreas de Preservação Permanente (APPs), mas permanece o impasse sobre a isenção da obrigatoriedade de recompor reserva legal em propriedades de até quatro módulos fiscais (que pode variar entre 40 e 100 hectares).
O relatordo projeto afirmou que ainda faz os ajustes de redação no artigo 8º do relatório, que trata das culturas que serão permitidas em Áreas de Preservação Permanente (APPs). Ele afirmou que não fará modificações no artigo que isenta produtores de propriedades de até quatro módulos fiscais (que pode variar entre 40 e 100 hectares) de recompor reserva legal.

Fonte: Do G1, em Brasília
__________________________
Projeto que amplia carga horária em 20% gera polêmica

Um projeto de lei, em discussão no Congresso Nacional, sugere o aumento em 20% da carga horária mínima anual nos ensinos Fundamental e Médio. A ideia é aumentar a carga horária mínima de 800 horas por ano para 960 horas.

Para cumprir a determinação, a jornada teria de ser dividida em pelo menos 200 dias letivos. Isso representa, em média, 40 minutos a mais por dia na carga horária.

A proposta divide opiniões em Goiás. Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Eestado de Goiás (Sintego), Ieda Leal, a ampliação da carga horária não traz avanços para a qualidade do ensino brasileiro. Além disso, acrescenta, a estrutura do ensino hoje no Brasil impede a implementação do projeto. "O professor,

Já o presidente do Conselho Estadual de Educação, José Geraldo Santana, avalia que a proposta tem seus pontos positivos e que ela não pode ser discutida apenas pelo viés da falta de estrutura na rede de ensino, especialmente a pública. O educador enxerga no projeto uma possibilidade de intensificar os debates sobre o ensino integral. Para ele, a ampliação da jornada diária seria útil se este tempo excedente fosse utilizado não somente para o ensino de conteúdo programático das disciplinas, mas para atividades de cidadania e para integração entre escola e comunidade.

Como a proposta tem caráter terminativo, ela segue do Senado direto para a Câmara.

Fonte: CBN Goiânia

__________________________________________
Heron Ferreira é o novo técnico do Vila NovaTreinador aceitou o convite após deixar a Líbia por causa dos intensos confrontos .


Técnico ficou três anos no Al-Hilal, no Sudão
Heron Ferreira está confirmado como o novo técnico do Vila Nova. O anúncio oficial deve ser feito às 10h30 deste sábado (7) pela diretoria do clube no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA).

O treinador aceitou o convite para comandar a equipe colorada após deixar a Líbia por causa dos intensos confrontos entre rebeldes e tropas do governo local. Ferreira comandava o Al Ahly Tripol, onde vinha fazendo uma campanha considerada positiva. Ele também atuou como técnico em outras equipes do mundo árabe, onde permaneceu por nove anos, como Sudão e Egito.

Em 1989, o treinador atuou como assistente técnico de Vanderlei Luxemburgo, no Bragantino, pelo qual foi campeão paulista e levou a Série B do Brasileirão. Ele também teve passagens pelo futebol carioca, pernambucano e gaúcho.

Fonte: O Popular, com CBN + Esportes



___________________________________________________

Jovem é preso com tijolo de oxi na Zona Sul de SP.

Apreensão da droga é a maior feita pela PM no estado.
Substância tem efeito mais devastador que o crack.


Um rapaz de 20 anos foi preso no início da madrugada desta sexta-feira (6) na região do Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo, com um tijolo de oxi, droga ainda pouco conhecida, com efeitos mais devastadores que o crack.
Este foi o primeiro tijolo de oxi apreendido no estado. Segundo a Polícia Militar, a única apreensão anterior da droga no estado foi de pequenas pedras. A droga é derivada da planta coca, assim como a cocaína e o crack, e também leva querosene e cal virgem.
saiba mais
A droga estava na mochila do rapaz de 20 anos, que andava com a namorada de 16 anos na rua. A adolescente também foi levada para a delegacia, mas foi liberada depois que o suspeito afirmou que ela não sabia de nada.
Na mochila os policiais também encontraram 200 pinos de cocaína, 50 trouxinhas de maconha e uma pistola de uso exclusivo das Forças Armadas. O jovem preso vai responder por tráfico de drogas e porte ilegal de arma.

Fonte: G1 SP
_____________________________________
Líderes decidem adiar a votação do Código Florestal
Depois de um dia inteiro de negociações sem acordo, os líderes das bancadas da Câmara dos Deputados decidiram adiar para a próxima terça-feira (10 ) a votação do projeto do novo Código Florestal. O adiamento da votação foi anunciado na noite desta quarta (4) pelo ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, e pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO), após a reunião dos líderes partidários.
Segundo Luiz Sérgio, os líderes da base do governo e os ministros envolvidos no debate do novo código devem fechar as negociações na próxima terça.
“Foi feito acordo com todos os líderes da base para que pudéssemos transferir a leitura do relatório e a votação para a próxima terça-feira. Na parte da manhã vamos realizar uma reunião com todos os líderes da base e ministros envolvidos no debate do código. Na parte da noite, vamos votar o acordo que será firmado", disse.
Na análise do ministro, o adiamento da votação foi “o último esforço” do governo para conseguir elaborar um texto de consenso em torno do novo código. Luiz Sérgio argumentou que o código “é uma matéria que envolve uma parcela significativa da sociedade brasileira” e é um tema “que não pode ter vencedores e vencidos.
No começo da noite, os líderes dos partidos da base aliada estiveram reunidos com o relator, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), para tentar fechar o texto final. No entanto, antes mesmo do começo da reunião, os líderes já admitiam a possibilidade do adiamento da votação. Isso porque Aldo Rebelo ainda não protocolou formalmente o novo relatório do código. Dois pontos são considerados polêmicos.
O primeiro é a isenção de propriedades de até quatro módulos fiscais da exigência de recompor reserva legal – a área de mata nativa que deve ser protegida dentro da propriedade – e o segundo trata da questão da ocupação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) para agricultura e pecuária.
“Há basicamente dois pontos em torno dos quais prosseguirá o esforço para entendimento. O primeiro, reserva legal para pequenas propriedades de até quatro módulos fiscais e o segundo ponto é em torno da consolidação de Áreas de Preservação Permanente que estão utilizadas pela agricultura e pecuária”, relatou Rebelo após a reunião.
O texto que está na pauta foi aprovado na comissão especial em julho do ano passado, que não traz nenhuma das sugestões apresentadas pelo governo a Aldo.
O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse que o relatório já tem 98% de acordo e nos próximos seis dias a discussão do novo código deve chegar ao consenso. “Não adianta ir para o embate, para uma polarização em um texto que tem quase consenso. Se tem quase consenso, é porque nós podemos chegar ao consenso em seis dias”, analisou Vaccarezza.
Mandado de segurança
Enquanto os líderes estavam reunidos, o Partido Verde protocolou um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão da votação do Código Florestal na Câmara dos Deputados. No mandado, com pedido de liminar, o PV argumenta que não pode ser votado em sessão extraordinária um projeto de lei quando há medidas provisórias trancando a pauta. A ação não tem relator nomeado pelo STF.
Conforme o PV, embora haja uma questão de ordem que diz que se uma matéria não pode ser tratada por MP então pode ser votada mesmo com a pauta trancada, já houve uma MP tratando de Código Florestal, a 2166/67.
Votação
Na noite de terça (3), o plenário aprovou, por 399 votos a 18, regime de urgência para a votação das mudanças no Código Florestal.
Com a aprovação da urgência, o projeto do código terá prioridade na votação e, em caso de apresentação de emendas, não precisará voltar à comissão especial da Casa para análise das modificações. O texto foi aprovado na comissão em julho do ano passado.
Negociações
O Código Florestal foi alvo de negociações na Câmara e no Palácio do Planalto durante toda a terça-feira. O governo ficou insatisfeito com alguns pontos, principalmente sobre o que trata da a exigência de recomposição da reserva legal.
Em abril, o governo apresentou a Rebelo documento com propostas de alteração no texto, entre elas, a necessidade de recompor reserva legal também para os pequenos. O relator já havia informado que não acataria a sugestão em seu relatório final. No entanto, depois disso, alguns ministros foram à Câmara negociar um acordo.
Nesta terça, três ministros voltaram à Câmara, entre eles, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Ela disse, após reunião com a bancada do PT, que o relatório final do Código Florestal "ainda guarda distância" do que o governo defende.
Também se reuniram com os deputados petistas os ministos da Agricultura, Wagner Rossi, e do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence.
No Palácio do Planalto, Rebelo se reuniu com o líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), os ministros da Agricultura, Wagner Rossi, de Relações Institucionais, Luiz Sérgio, e representantes do Ministério do Meio Ambiente e da Casa Civil. Rebelo prometeu novos ajustes ao texto, mas não deu detalhes.
Vaccarezza afirmou que não haverá consenso sobre o novo código, mas disse que construirá até esta quarta (4) um acordo entre o governo e o relator.
O que prevê o relatório
Pela proposta de Rebelo, pequenos agricultores com áreas de até quatro módulos fiscais - o tamanho de cada módulo é diferente em cada região - poderão declarar como reserva legal aquela existente na propriedade até 2008.
Eles terão obrigação de manter a área de preservação permanente (APP) que ainda existir na propriedade, mas não serão obrigados a recompor a reserva legal na propriedade 100% aproveitada.
As APPs são os locais mais frágeis, como beira de rios, topos de morros e encostas, que devem ter a vegetação original protegida.

Fonte: G1

______________________________
Preço médio em Goiás é o mais alto do País.


Apesar de ser o segundo maior produtor de álcool anidro do País, Goiás tem a gasolina mais cara entre todos Estados brasileiros. Os goianos pagam, em média, R$ 3,17 pelo litro do combustível, 2 centavos a mais do que o cobrado em postos do segundo colocado na lista dos mais caros, o Acre, e 5 centavos à frente do terceiro, o Tocantins. Os dados são da Pesquisa Semanal de Preços da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O preço da gasolina vem subindo em Goiás desde o início da entressafra da cana de açúcar, que teve início em dezembro de 2010 e se encerra na próxima sexta-feira, com a abertura da safra 2011/2012. Isso porque o álcool anidro, processado a partir da cana, é responsável por 25% da composição da gasolina. Assim, vendido há cinco meses a R$ 2,69, o litro do combustível passou por três altas neste período até chegar R$ 3,19 há duas semanas. O salto é responsável pelo posto de maior preço médio do Brasil.
Fonte:

Ricardo César - O Popular

__________________________
Limitação de consultas não fere direitos, diz promotor.


O Ministério Público de Goiás (MP-GO) aprova as medidas tomadas pelo Ipasgo para limitar o número de consultas para cada usuário ao ano.
Os 654 mil usuários do Instituto terão direito a oito consultas. Seis delas poderão ser solicitadas sem justificativa e o segurado terá direito a mais duas em casos de necessidade. Contudo, é necessário, antes, uma autorização médica.
O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde, promotor Marcelo Celestino, acredita que as mudanças estão dentro da lei.
Portadores de doenças crônicas ou pacientes em tratamento contínuo que exijam mais de oito consultas ao ano deverão pedir ao médico um relatório que comprove a necessidade. O pedido deverá ser entregue à auditoria técnica do Ipasgo, que pode autorizar ou não o pedido.Casos de urgência seguem autorizados com até duas consultas por dia.
Em crise, o instituto acumula, atualmente, uma dívida de aproximadamente R$ 300 milhões. O uso político do órgão e a má gestão, exemplificada pelo número excessivo de agregados dos titulares do plano, são apontados pelo presidente do Ipasgo, José Taveira Rocha, como os principais problemas a serem resolvido.
Fonte:CBN Goiânia


_____________________________
Motorista embriagado atropela duas crianças; uma morre.
Goiasnet.com*


Dois meninos foram atropelados por um carro no final da tarde desta quinta-feira (21) quando brincavam em frente a uma casa localizada na Rua JC-51, no Jardim Curitiba, em Goiânia.
Willian Souza dos Santos, de 3 anos, sofreu traumatismo craniano, chegou a ser socorrido pelo Samu e levado para o Cais do bairro, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no posto de saúde. O irmão dele, Winderson Souza dos Santos, de 2 anos, também foi atingido pelo veículo e depois do primeiro atendimento no Cais, ele foi encaminhado para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) para mais exames, mas aparentava não correr risco de morrer.
Segundo a polícia, o motorista Eunilton Tomás da Silva, de 30 anos, estava embriagado e teria perdido o controle do carro invadido a calçada, onde estavam as crianças. A polícia fez o teste do bafômetro e comprovou que o suspeito estava com o teor alcóolico no sangue dez vezes acima do permitido. Eunilton foi preso em flagrante e encaminhado para o 5ºDP.
Leia também: Criança morre por atropelada por vizinho
*Com informações da CBN Goiânia e O Popular.

________________________________

Hamilton supera problema, ultrapassa Vettel e quebra hegemonia do alemão

Vitória do inglês da McLaren é consolidada a cinco voltas do fim. Com tática ousada, Massa faz boa corrida, supera Alonso novamente e chega em sexto



Após o treino classificatório do GP da China, poucos apostavam no fim do domínio de Sebastian Vettel, sete décimos mais rápido que a concorrência. Só que Lewis Hamilton resolveu aparecer na história. O início foi complicado, por causa de um vazamento de combustível descoberto a poucos minutos da largada e que quase o tirou da corrida. Só que os mecânicos da McLaren conseguiram sanar o problema já no grid e ele conseguiu alinhar. Após uma prova inteligente com a tática de três paradas, Hamilton superou Vettel a cinco voltas do fim, quebrou a hegemonia do alemão e venceu em Xangai. O líder do campeonato, que sofreu com problemas no Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers), foi o segundo. Após boa recuperação, Mark Webber completou o pódio.
Em uma corrida recheada de disputas e ultrapassagens, com seis líderes diferentes, Felipe Massa acabou como o melhor brasileiro na China, na sexta posição. Ele apostou em uma tática ousada, de apenas duas paradas, assim como Vettel e Fernando Alonso. O vice-campeão de 2008 acabou chegando bem à frente do companheiro espanhol, sétimo colocado, que teve muitas dificuldades com o desgaste excessivo dos pneus Pirelli durante a corrida em Xangai. A dupla da Ferrari acabou atrás de Jenson Button, da McLaren, o quarto, e Nico Rosberg, da Mercedes, o quinto.

;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;
Ministério da Justiça aprova envio da Força Nacional.
G1
Ampliar fotoO Ministério da Justiça aprovou nesta quinta-feira (15) o envio de agentes da Força Nacional para 20 cidades do entorno do Distrito Federal. O pedido de auxílio da Força Nacional foi feito pelo governador de Goiás, Marconi Perillo. Os homens da corporação ficarão por tempo indeterminado nesses municípios, segundo o ministério.
A região do entorno do DF reúne algumas das cidades mais violentas do país. Segundo as polícias Civil e Militar de Goiás, a média nacional de assassinatos é de 24 casos para cada 100 mil habitantes. Nas cidades do entorno do Distrito Federal, esse índice é de 75 para cada grupo de 100 mil.
As cidades que vão receber o reforço na segurança ainda serão definidas pelo governo de Goiás, mas o município que mais necessita auxílio, segundo o ministério, é Água Lindas de Goiás, a cerca de 40 quilômetros de Brasília. Nos três primeiros meses deste ano, foi registrado um aumento de 43% nos homicídios na cidade. Lá, a Força Nacional passa a atuar a partir da próxima segunda-feira (18).
Agentes da Polícia Rodoviária Federal também vão atuar na segurança das cidades, no patrulhamento das rodovias, segundo o ministério. A Força Nacional é um programa de cooperação de segurança pública que reúne diferentes políciais, e está diretamente ligado ao Ministério da Justiça.

...............................................................................................................................
Preso em Goiânia suspeito de estuprar a própria mãe
CBN Goiânia

Um pedreiro de 26 anos foi preso na noite de sábado (9) suspeito de estuprar a própria mãe, de 46 anos. A vítima morava junto com o filho, a esposa dele e cinco sobrinhos no Setor Parque Amazônia, em Goiânia.


Segundo informações do chefe da Central de Flagrantes da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), delegado Rosival de Oliveira, Wesley teria consumido bebidas alcoólicas durante todo o dia. Ao chegar em casa, à noite, aproveitou que a vítima estava de toalha, pois havia acabado de sair do banho e a ameçou com uma faca. Em seguida a violentou na frente dos sobrinhos.


O estupro só foi interrompido quando a esposa de Wesley Vieira chegou em casa. Ele chegou a ameaçá-la também, mas a mãe dele conseguiu fugir e pediu socorro aos vizinhos, que chamaram a polícia. O delegado relata que Wesley foi preso em flagrante e confessou o crime.


Em depoimento, o pedreiro informou, ainda, que já tinha passagem na polícia por tráfico de drogas.


----------------------------------------------------------------------------------------------
Correios encerram inscrições para 9,1 mil vagas
G1
Ampliar foto
Os Correios encerram às 23h59 desta quinta-feira (7) as inscrições dos concursos públicos para o total de 9.190 vagas em cargos de nível médio e superior. Foi prorrogado para a mesma data o prazo de solicitação de isenção de taxa de pagamento. A decisão de estender o prazo foi em virtude do grande número de acessos na página do Cespe/UnB, organizadora do concurso, na terça-feira (5), até então o último dia de inscrição.
Nível médio
Um dos editais é para 8.346 vagas e formação de cadastro de reserva para os cargos de atendente comercial (2.272 vagas), carteiro (5.060) e operador de triagem e transbordo (1.014). O salário base é de R$ 807,29. Do total de vagas, 20% são destinadas a portadores de deficiência (veja aqui o edital).
A jornada de trabalho é de 44 horas semanais, com atividades de segunda a sábado, podendo ocorrer escala de revezamento aos domingos e feriados, bem como no horário noturno, obedecida a legislação e os acordos coletivos de trabalho.
As inscrições podem ser feitas até as 23h59 de 7 de abril através do site www.cespe.unb.br/concursos/correiosagente2011. A taxa de inscrição é de R$ 32,00. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 13 de abril.
Os Correios disponibilizaram locais com acesso à internet para os candidatos fazerem as inscrições - clique aqui para ver.
A seleção terá prova objetiva para todos os cargos e avaliação da capacidade física laboral (teste de barra fixa, teste de corrida de 12 minutos e testes de dinamometria) para carteiro e operador de triagem e transbordo. A prova objetiva será realizada nas cidades que constam no anexo I , de acordo com a opção do candidato no momento da inscrição.
A avaliação de capacidade laboral dos candidatos que se classificarem na prova objetiva será realizada em local a ser divulgado posteriormente em edital específico no site www.correios.com.br.
A prova objetiva, com duração de 3h30, será na data provável de 15 de maio, em 345 municípios de todas as regiões do país. Para atendente comercial e operador de triagem e transbordo será no período da manhã e para carteiro, no período da tarde.
A prova objetiva será composta de 60 questões de múltipla escolha, com 5 opções de respostas para cada uma, havendo somente uma opção correta. As provas são de língua portuguesa, matemática e informática.
Os locais e o horário de realização da prova objetiva estarão disponíveis no endereço eletrônico
http://www.cespe.unb.br/concursos/correiosagente2011, a partir da data provável de 9 de maio.
Nível médio e superior
Outro edital é para 844 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível médio e superior - 20% das vagas são destinadas a portadores de deficiência. Os salários vão de R$ 1.003,57 a R$ 3.211,58 - veja aqui o edital.
As vagas são para todo o país - clique aqui para ver as localidades.
As inscrições vão até as 23h59 de 7 de abril pelo site www.cespe.unb.br/concursos/correios2011. As taxas são de R$ 32 para nível médio, R$ 37 para nível médio-técnico e de R$ 63 para nível superior. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 13 de abril.
Clique aqui para ver as vagas por cargos e estados
Os cargos de nível médio totalizam 15 vagas: 6 para auxiliar de enfermagem do trabalho e 9 para técnico em segurança do trabalho, que exigem certificado de conclusão em cursos específico da área. O salário-base oferecido para auxiliar de enfermagem é de R$ 1.003,57 e para o de técnico em segurança é de R$ 1.494,46, acrescidos de benefícios.
Os cargos de nível superior totalizam 829 vagas. O salário-base é de R$ 3.211,58, mais benefícios. Os postos são em sua maioria para o cargo de analista de correios, com oportunidades em diferentes áreas: administração, direto, arquitetura, serviço social, biblioteconomia, ciências contábeis, economia, engenharia de diversas especialidades, estatística, informática ou área equivalente, museologia, pedagogia, psicologia, arquivologia, comércio exterior ou relações internacionais, desenho industrial, designer gráfico, história, letras, jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda.
Há ainda vagas para cargos de analista de saúde nas áreas de medicina, da especialidade clínica geral, e odontologia. E há cargos específicos para enfermeiro do trabalho, médico do trabalho e engenheiro de segurança do trabalho.
Além do salário, haverá benefícios como vale-alimentação/refeição, vale-transporte, auxílio creche ou auxílio babá, auxílio para filhos dependentes portadores de deficiência física, assistência médica e odontológica e plano de previdência complementar, além de plano de cargos, carreiras e salários estruturado e possibilidade de desenvolvimento profissional.
A prova objetiva será aplicada na data provável de 15 de maio.
O prazo de validade dos concursos é de um ano, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
Além do salário, haverá benefícios como vale-alimentação/refeição, vale-transporte, auxílio creche ou auxílio babá, auxílio para filhos dependentes portadores de deficiência física, assistência médica e odontológica e plano de previdência complementar, além de plano de cargos, carreiras e salários estruturado e possibilidade de desenvolvimento profissional.
--------------------------------------------------------------------------------
Número de declarações neste ano é menor que em 2010.
CBN Goiânia
Ampliar fotoFaltando menos de um mês para encerrar o prazo de declaração do Imposto de Renda 2011, os números da Secretaria da Receita Federal mostram que o ritmo de entrega da Pessoa Física está um pouco mais lento neste ano.
Segundo dados do Fisco, em março do ano passado foram 5.680.000 declarações. Em igual período deste ano, são 5.300.000, queda de 5,38%. Com ou sem demora, o importante é o contribuinte não mentir ao fornecer informações à Receita Federal.
O professor do curso de Ciências Contábeis da PUC- Goiás, Brazilino José Ferreira, garante que atualmente o sistema de controle sobre as declarações é mais é eficiente.
Está obrigado a apresentar a declaração do Imposto de Renda 2011 quem recebeu rendimentos tributáveis acima de 22.487 no ano passado. A declaração só poderá ser entregue por meio do programa da Receita, que está disponível desde 1º de março.
Ainda pode ser feita através de disquetes nas agências do Banco do Brasil ou Caixa Econômica. As declarações deverão ser entregues até o próximo dia 29 de abril.
----------------------------------------------------
Alunos da rede estadual tem notas baixas no Ideb.
Macloys Aquino - O Popular
Ampliar fotoOs alunos da rede estadual de ensino apresentaram médias abaixo da média nacional estabelecida no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é de 4,6. A situação mais preocupante é quanto ao aproveitamento do ensino de matemática: alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental atingiram 4,3 e 2,8, respectivamente. Estudantes da 3ª série do Ensino Médio tiveram média 3,4. As médias são resultado de uma espécie de “provão” aplicado no início do mês passado pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
Cento e sessenta mil alunos das 1.095 escolas públicas espalhadas pelos 246 municípios goianos haviam feito provas de língua portuguesa e matemática no último dia 3 de março. O diagnóstico foi apresentado ontem pela Seduc. O objetivo do “provão” é avaliar o nível de conhecimento dos estudantes da rede para traçar as políticas públicas da Educação em Goiás. Há entendimento internacional de que provas de língua local e exatas extraem a capacidade cognitiva geral do aluno. A proposta é aplicar as provas bimestralmente para, ao final de cada ano, gerar um índice geral de educação no Estado.
*Leia reportagem completa sobre o assunto na edição deste sábado (02) do jornal O Popular.


Mozilla lança versão final do Firefox 4
G1
Ampliar foto
A Mozilla lançou oficialmente nesta terça-feira (22) a versão final do navegador Firefox 4. O browser já pode ser baixado pelo site da Mozilla.
O lançamento acontece quase oito meses depois de a primeira versão beta do Firefox 4 ter sido disponibilizada. Na semana passada, a Microsoft anunciou o download do seu novo navegador Windows Internet Explorer 9 em 40 idiomas.
O Firefox 4 recebeu uma enorme melhoria no seu desempenho. Com um tempo de inicialização mais rápido e uma melhora no carregamento dos gráficos, a Mozilla afirma que os usuários irão logo perceber a diferença.
Herdeiro do código do primeiro navegador para web da história, o Mosaic, o Firefox foi criado em 2004 para oferecer uma alternativa de código aberto – ou seja, que qualquer pessoa pode alterar de acordo com suas necessidades – ao Internet Explorer, da Microsoft.
À época, o IE era utilizado por mais de 95% dos internautas. Hoje, o Firefox é o browser usado em 30% do tráfego da rede, segundo o instituto de métrica W3Counter. O Internet Explorer tem pouco mais de 40%. Mas tanto Microsoft quanto Mozilla estão sob pressão do Google, que lançou o Chrome em 2009 e já ocupa 15% do mercado.



De virada, Coritiba bate Atlético por 2 a 1 Times se enfrentaram em Goiânia, no Estádio Serra Dourada
Goiasnet.com

Dentro de casa, Atlético perdeu para o Coritiba


Vitória merecida do Coritiba em cima do Atlético, pela Copa do Brasil. De virada, o Coxa se arriscou mais no ataque e jogou melhor. Os dois gols do Coxa, um aos 35 minutos do primeiro tempo e outro aos 18 do segundo tempo, foram feitos pelo meia-atacante Marcos Aurélio, que foi o destaque da partida. O jogador chegou a jogar no Vila Nova, em 2005.
Confira a galeria de fotos!
O Atlético, que perdeu o atacante Felipe aos 17 minutos do primeiro tempo, começou bem, abriu o placar do jogo, aos 19 minutos do primeiro tempo, o jogador Gilson, mas depois foi acuado pelo adversário, que fez boa marcação e explorou os contra-ataques. Nas poucas boas jogadas do Dragão, faltou conclusão. A chuva forte, que caiu nos minutos finais da partida, deixou o jogo trucado e não houve mais chances de gol para nenhum dos times.
O jogo de volta está marcado para o dia 30.
Placar final: Atlético 1 X 2 Coritiba

Premiê pede calma


G1.com.br
O abalo, que ocorreu às 14h46 (hora local, 2h46 de Brasília), foi seguido até o momento por pelo menos outros 33 fortes tremores de magnitude superior a 5, segundo o USGS, agência americana que monitora e estuda tremores pelo mundo. O governo japonês emitiu um alerta sobre o risco de fortes réplicas.

O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, qualificou como "grandes" os danos causados pelo abalo, mas não deu informações sobre vítimas. Kan pediu "calma" à população. Ele estava no Parlamento na hora do tremor.

O terremoto sacudiu com força os edifícios de Tóquio. Alarmes foram disparados nos prédios, houve correria, e as linhas telefônicas ficaram bloqueadas.

O Shinkansen, o trem-bala da capital japonesa, e os dois principais aeroportos ficaram temporariamente fechados.

As autoridades japonesas pediram aos moradores da capital que fiquem no centro da cidade e não tentem chegar a suas casas se vivem nos arredores

A rede TBS mostrou um prédio em chamas na ilha futurística de Odaiba, na capital japonesa.

Um aviso de ondas gigantes foi emitido pelo Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico após o terremoto. O alerta foi dado para Austrália, Nova Zelândia, Polinésia e países do litoral oeste do continente americano.

Alertas

As Filipinas ordenaram a retirada de milhares de cidadãos na costa oriental do terço norte do país pelo risco de um tsunami gerado no Japão atingir a região.





Segundo o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (Philvolcs), a onda gigante chegará ao litoral leste da ilha de Luzon entre 17h e 19h do horário local (6h e 8h de Brasília).

Nova Zelândia, Taiwan e a ilha de Guam também emitiram alertas.

Imagem divulgada pelas autoridades meteorológicas dos EUA mostra a previsão de como o tsunami vai viajar pelo Oceano Pacífico nesta sexta (11). O tremor ocorreu às 14h46 locais, 2h46 de Brasília. (Foto: AFP PHOTO/NOAA/HO)

Em 27 de fevereiro do ano passado, um tremor de magnitude 8,8 atingiu o Chile e deixou mais de 800 mortos. O terremoto no Chile, considerado então o quinto maior da história, ocorreu durante a madrugada e também causou tsunamis. O epicentro foi a 35 km de profundidade.

(*) Com informações da EFE e da Reuters


.......................


Goiás derrota a Anapolina na SerrinhaNo jogo de número 700 do goleiro Harlei, e 100 de Rafael Toloi, time venceu a rubra por 3 a 1.
Goiasnet.com
Diante de pouco mais de quatro mil pagantes, o Goiás venceu pelo placar de 3 a 1 e dá fim à invecibilidade da Anapolina neste Goianão 2011, nesta quarta-feira (09), no Estádio da Serrinha.


A vitória foi mais um motivo para a comemoração neste que era um jogo festivo para a equipe alviverde. O goleiro Harlei completou 700 jogos com a camisa do Goiás. O zagueiro Rafael Toloi atingiu a marca de 110 partidas pelo clube.


Confira galeria de fotos!


Na próxima rodada, o Goiás faz clássico com o Atlético, domingo (13), às 16, no Serra Dourada. Já a Anapolina, no mesmo dia e horário, recebe o Goianésia, no Estádio Jonas Duarte.


Leia também:
Atlético vence o Goianésia de virada Igualdade prevalece no interior
GolsO primeiro gol alviverde saiu os 38 minutos do 1º tempo. Hugo chegou dividindo com o goleiro Gate e, na sobra, Ernando empurrou para o fundo do gol, abrindo o placar para o Goiás.
Os outros dois gols que sacramentaram a vitória do Goiás foram marcados na sequência. Aos 31 minutos do 2º tempo, Felipe Amorim, após chute despretencioso de Carlos Alberto, faz belo gol e amplia a vantagem alviverde na Serrinha. Logo aos 32, Hugo, fez o terceiro gol do Verdão.


Felipe Brizola, nos acréscimos, aos 47 do 2º tempo, ainda conseguiu marcar e descontar para a Rubra.
Resultados finais da rodada desta quarta-feira (9):Goianésia 1 x 3 Atlético


Goiás 3 x 1 Anapolina
Trindade 2 x 2 Aparecidense
Morrinhos 1 x 1 Santa Helena
Vila Nova 5 x 2 Crac








.......................




Variação de preço de passagem áerea pode chegar a 49%
CBN Goiânia
O preço da passagem aérea entre Goiânia e Aracaju pode variar até 49% de uma empresa para outra. Esta é maior diferença encontrada por uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (2) pelo Procon Goiânia sobre os preços dos pacotes turísticos para o Carnaval.
O objetivo do levantamento foi avaliar os valores para os principais destinos turísticos neste período. Entre as passagens de ônibus a maior diferença foi verificada no bilhete para o município de Porangatu: variação de até 17,8% entre as empresas.
O diretor geral do Procon de Goiânia, José Alício de Mesquita, garante que omais importante é pesquisar preços e planejar a viagem.
Partindo de Goiânia, as outras principais diferenças encontradas nas passagens de ônibus são para Jaraguá (16%) e Caldas Novas (12%). As passagens aéreas mais procuradas pelos goianienses neste carnaval são para o Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, Florianóplois, São Luís e Aracaju.

A pesquisa do Procon foi realizada entre os dias 21 e 28 de fevereiro com 15 empresas de transporte aéreo e terrestre :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::;;:::::://::::::::::::::::::::://:::::::::::::::::.:::::::::::::::::::::::::::::

Doméstica some ao ser levada pela enxurrada
João Gabriel de Freitas - O Popular
Ampliar foto
A força da enxurrada na Avenida Escultor Veiga Vale, no setor Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia, foi capaz de arrastar a doméstica Antônia Laurentino dos Santos, de 43 anos, em direção ao bueiro. Antônia foi tragada pela boca de lobo próximo à ponte da avenida, que desemboca no córrego Santo Antônio, e até o fechamento desta edição seguia desaparecida.
Quatro equipes do Corpo de Bombeiros seguiam nas buscas da doméstica mas o trabalho encontrava dificuldades devido ao aumento do volume do córrego e pela escuridão na área.
::::::::::::::::::::::::::::::::///::::::::::::::::::::://:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Apesar de recorde de inscrições, ainda sobram bolsas
Agência Brasil

Apesar do número recorde de inscritos nesta edição do Programa Universidade para Todos (ProUni) – mais de 1 milhão – ainda sobram bolsas. Para o primeiro semestre de 2011, a oferta foi de 123 mil bolsas, mas 117,6 mil estudantes foram convocados em primeira chamada para preenchê-las. Os números mostram uma ociosidade de 4% do total. Dos pré-selecionados, nem todos conseguirão efetivar a matrícula, caso não consigam comprovar que atendem aos critérios de renda exigidos pelo programa.
Desde 2005, o ProUni oferece bolsas de estudo para ex-alunos de escola pública que tenham bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para conseguir o benefício integral, o candidato precisa ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. No caso das bolsas parciais, que custeiam 50% das mensalidades, a renda por pessoa pode deve ser de até 3 salários mínimos. Até o ano passado, 748 mil estudantes tiveram acesso a uma bolsa do programa.
Para a professora da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora do tema Elizabeth Balbachevsky esse fenômeno está ligado à própria característica do programa. “O ProUni procura um estudante com perfil raro porque ele precisa ter um desempenho de mediano para bom no Enem, que tem se tornado uma prova cada vez mais difícil e competitiva. Ao mesmo tempo, o candidato precisa ter uma renda muito baixa. São critérios bastante exigentes”, avalia.
De acordo com o Ministério da Educação, 87% das 5.526 bolsas que não foram preenchidas são de cursos de educação a distância. A falta de interesse dos alunos por essa modalidade de ensino seria uma das explicações para a sobra. Outra característica dessas vagas é que a maioria (87%) é parcial – o restante da mensalidade precisaria ser custeado pelo estudante. Entre as integrais, menos de 1% não foi ocupado.
“Existe um preconceito grande na sociedade brasileira, não completamente infundado, com a educação a distância. O estudante pode preferir não se inscrever para a bolsa que não é presencial por ter um certo receio de investir nessa modalidade”, avalia Elizabeth.
Ainda será divulgada uma segunda chamada do ProUni e caso ainda haja bolsas disponíveis o MEC abrirá um novo período de inscrições no período de 21 a 24 de fevereiro. Os 117 mil candidatos devem comparecer às instituições de ensino para onde foram selecionados até o dia 4 de fevereiro para matrícula e comprovação das informações prestadas durante as inscrições. No dia 11 de fevereiro, será divulgada a segunda chamada, com prazo de comprovação de documentos até 17 de fevereiro.


Marconi Perillo discursa com faixa de governador
Redação de O Popular
Ampliar foto
O governador Marconi Perillo (PSDB), acompanhado da primeira-dama Valéria Perillo e do vice José Eliton, recebeu a faixa e governador e assinou a transmissão de cargo na sacada do Palácio das Esmeraldas. O ex-governador Alcides Rodrigues (PP) não esteve persente para transmitir o cargo a Marconi, tarefa feita pelo ex-vice Ademir Menezes (PR).
Leia também:
Durante discurso na solenidade de transmissão de cargo, o tucano lembrou a ausência de Alcides Rodrigues. "Há quatros anos eu estava aqui, de cabeça erguida, para entregar a faixa", disse.
O governador agradeceu receber a faixa das mãos de Ademir e lembrou que "democracia exige das autoridades um tratamento civilizado". Marconi reiterou os compromissos feitos na Assembleia Legislativa e disse que agora é hora de encerrar "definitivamente essa página [as desavenças com Alcides] da história de Goiás".
Marconi Perillo segue agora para Brasília, para acompanhar a posse a presidente eleita Dilma Rousseff (PT).


Prefeitura de Santana do Araguaia/PA prorroga prazo para 487 vagas
G1
A Prefeitura de Santana do Araguaia (PA) prorrogou as inscrições para 487 vagas para todos os níveis de escolaridade, sendo 342 efetivas e 127 para formação de cadastro de reserva – 18 postos são reservados para pessoas com deficiência. Os salários variam de R$ 540 a R$ 12 mil (leia aqui o edital).
As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.institutogeraldaaldira.org.br/, ou pessoalmente na sede do paço municipal na Avenida Núncio Malzoni, s/n, Quadra A, Santana do Araguaia, até 30 de outubro. A taxa de inscrição varia de R$ 35 a R$ 75.
As provas serão realizadas em Santana do Araguaia no dia 28 de novembro, às 8h.





‘Tive a sorte de ter um anjo’, diz atriz Cissa Guimarães

Atriz participou de homenagem ao filho que morreu atropelado em túnel.
Grafite, manobras de skate e música marcaram manifestação de carinho.





Leia mais:

Carro de jogador de futebol atinge muro de duas casas em Maceió

Segundo a PM, veículo era dirigido pelo atacante Denis Marques.
Acidente foi registrado como embriaguez ao volante, diz polícia.





Leia Mais:



Bovespa opera com valorização nesta segunda

Dado sobre setor imobiliário dos EUA contribui para o movimento.
Na última sexta-feira, o Ibovespa registrou acréscimo de 0,87%.

leia Mais:

http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/07/ibovespa-registra-leve-alta-na-abertura-dos-negocios.html



Na véspera do anúncio, Mano vive dia de 'popstar' e ofusca Ronaldo

Técnico vira atração durante treino do Timão, mas ninguém no clube dá pistas sobre acerto com Seleção. Fenômeno treina quase sem ser notado




Leia mais:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2010/07/na-vespera-do-anuncio-mano-vive-dia-de-popstar-e-ofusca-ronaldo.html

Bruno, Bola e Macarrão deixam juizado em Contagem

Eles participaram da audiência de instrução de menor.
Sérgio Sales, primo do goleiro, permaneceu no local por mais tempo.





Leia mais
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/07/bruno-deixa-juizado-em-contagem.html