Tutorial


INSTALANDO ROTEADOR TP-LINK TL-WR541G NO VIRTUA

Devido ao péssimo serviço que a velox passou a prestar aqui no meu bairro, contratei o serviço de banda larga do Virtua (na NET), e logo após estar tudo funcionando e comprovado que estava estável, resolvi colocar o ambiente como eu tinha na minha instalação antiga do velox, ou seja, instalar um roteador wifi para poder compartilhar com os outros micros de casa e com os dispositivos wifi que tenho.
Já que eu estava fazendo "uma geral" na minha instalação, resolvi também partir para testar um roteador novo para simular uma compra e instalação de um produto destes por um usuário atualmente.
Dei um pulo então na DATATRI e fui bater um papo com o Sr. Enéias para ver com ele que produto tínhamos no mercado que seria interessante... qual possuía um custo/benefício realmente interessante para passarmos para os nossos usuários aqui no BoaDica.
Ele me indicou um roteador da TPLINK (modelo TL-WR-541G) que apresentava um preço muito interessante, e nesse caso em especial ainda oferecia 1 ano de antivírus panda gratuito. Resumo: preço mais em conta que os demais e características melhores que os mais comuns do mercado (Dlink, Planet, etc.). Se for considerar o custo de uma licença de antivirus deste tipo (profissional), o roteador sai quase pelo preço de um lanche! Muito barato mesmo!

Resolvi encarar e comprei um, e ia aproveitar e também utilizá-lo para fazer o artigo de um novo produto aqui para o BoaDica.
Antes, uma ressalva... tem produtos aí no mercado que fazem propaganda de velocidades muito acima do padrão (no caso do padrão 802.11g, a velocidade padrão é 54Mbs), porém vale primeiro "olhar com cuidado" estas propagandas.

  • Normalmente nos sites "americanos" destes produtos com características "extras" apresentadas aqui no Brasil, não falam absolutamente NADA a respeito (muito estranho... se o produto ao invés de 54MB/s passa a ter 150MBs como por exemplo uma das marcas apregoa, porque não há NADA a respeito disso no site americano da empresa??? Só no Brasil??? Muito estranho.....
  • Normalmente nestas características "extras" não há NENHUMA especificação sobre ela, ou seja, você não encontra NENHUMA informação "pública" sobre como usar tal facilidade... nem no site nem no manual... mais estranho ainda...
  • Normalmente, quando você consegue informações sobre esta "característica extra", ela só funciona com equipamentos da mesma marca, e mesmo assim em casos muito específicos, e de novo com falta de detalhes no manual/site
Dessa forma, ABRAM BEM os olhos quando forem comprar um equipamento destes para não comprar um gato por lebre, ou gastarem dinheiro com funções que nunca vão usar, ou que nunca vão conseguir informações de como usar, ou que nunca vão ter equipamentos para usar.... OLHO VIVO NO CUSTO/BENEFICIO, E DESCONFIEM DAS PROPAGANDAS "EXTRAS". Nem sempre mais caro é melhor!
Vale lembrar, que para darem uma conferida nas ofertas existentes no BoaDica sobre roteadores wireless, basta irem no grupo de REDE e selecionarem o item WIRELESS, ou cliquem aqui. Se quiserem todos, basta clicar na 1a opção (Access Point e Roteadores Wireless) ou escolher por fabricante.
Bom. vamos então agora partir para a instalação do novo brinquedinho!

O pacote que vem junto traz tudo... o roteador, fonte, cabo de rede, cd e suporte para colocar o roteador na vertical.

Além disso, vem também o manual de instalação (em inglês e português), bem como, neste pacote específico que comprei, a licença de 1 ano do antivírus Panda Profissional.
Primeiro fiz a instalação do software no micro (se bem que é desnecessário)...
Logo em seguida fiz a conexão física dos equipamentos:

Aqui na minha casa tenho 3 micros ligados por cabo RJ45, e o wireless usado por notebook e smartphone, ou seja, aqui temos todas as conexões!
Feita a conexão, usei um dos micros ligados em LAN para conectar o roteador. Para isto, basta abrir um navegador e chamar a url: http://192.168.1.1 para que você possa acessar o firmware de configuração dentro do roteador.

O usuário padrão é admin e a senha padrão é admin (atenção minúsculas). Depois veremos onde trocar para não haver riscos.
Logo após entrar com o userid e senha, será mostrada a tela de status do roteador.

Teremos que configurar basicamente a parte de wan e a parte de wireless. Você poderá utilizar a opção de Quick Setup, ou ir diretamente para os itens que são realmente necessários (mostrados abaixo).
Para configurar a parte de WAN (para poder compartilhar o virtua), clique na coluna à esquerda em NETWORK no grupo de Basic Settings (está marcado com a seta vermelha aí em cima) e logo em seguida na opção WAN que irá abrir... virá a tela abaixo...

O tipo de conexão a ser configurada para sua banda larga é logo na primeira opção WAN Connection Type:

No caso de banda larga da NET VIRTUA use a opção que vem default que é a DYNAMIC IP. No caso de conexão ADSL (velox e speedy), use PPPoE (e neste caso você deverá colocar o username e a senha a ser usado pelo roteador se conectar sozinho ao serviço ADSL.

Bom, como meu caso é o virtua da NET, utilizei a opção de DYNAMIC IP.
É necessário desligar o seu modem da NET (mantendo o roteador ligado), para que o modem apague suas tabelas de endereços MAC/IP. Deixe sua conexão (Wan Conection Type) como Dynamic IP, e clique em SAVE.
Ligue seu modem, e após alguns segundos as informações de endereçamento contidas na tela de gerenciamento deverá ser atualizadas de forma automática.
OBS: No caso de os campos IP Address, Subnet Mask e Default Gateway mantiverem-se com a numeração 0.0.0.0, clique sobre o botão RENEW. Então logo após alterarem os valores destes campos, clique então no botão de SAVE.
A partir deste momento, o roteador já deve estar funcionando para o compartilhamento de internet pelos micros ligados através da rede local.
OBS: em "alguns casos", pode ser necessária a utilização da opção de MAC CLONE, porém no virtua da NET no meu caso não foi necessário.
Fica faltando então configurarmos a parte relativa ao WIRELESS. Para isso, clicamos no item WIRELESS do menu inicial do Roteador:

Na configuração da parte Wireless, temos alguns itens a configurar:
  • Escolhemos um nome qualquer de identificação para sua rede (SSID).
  • Acertamos a região onde estamos operando (se bem que isto não afeta em NADA)
  • O "channel" pode deixar no que vier configurado
  • O "mode", utilizamos a opção de 54Mbps (que é o máximo padronizado para 802.11g)
  • E um fator importante... definimos o nível de segurança desejado (WPA2 para nível máximo ou WEP para nível básico), bem como definimos a SENHA a ser utilizada para se conectar à esta rede sem fio (se não colocar senha, qualquer um poderá entrar na sua conexão).
  • Utilize o botão de SAVE para salvar sua configuração Wireless.
Pronto! A partir deste momento você já está com o roteador pronto para funcionar tanto na rede local como na rede WIFI.
Por fim, a ultima coisa que podemos fazer como configuração básica, é mudar a senha de acesso ao roteador. Para isto, acesse a opção de SYSTEM TOOLS, e a subopção PASSWORD.

Nesta tela você poderá alterar tanto o nome de usuário como a senha para se entrar no roteador. Basta preencher os campos e utilizar o botão de SAVE.
.....


Erro Generico de comunicacao em especial ocorre no windows xp.

Procedimentos:
1) Boot
2) Verificar Sincronismo ( cabos )
3) Tentar conectar de novo
4) Verificar placa de rede do cliente
Iniciar / Painel de Controle / Sistema / 
Guia Hardware / Gerenciador
de Dispositivos / Adaptadores de rede
Desativar a placa de rede e ativar de novo
5) Nova tentativa de conex�o
6) Desligar Antivirus e firewall do cliente ( caso tenha instalado )
7) Nova tentativa de conex�o
8) Abrir ms-dos ( Iniciar / Executar / cmd )
digitar ipconfig ( verificar endere�o de ip )
caso ip seja diferente do modelo de modem
ipconfig /release ( zera os ip�s da placa de rede )
ipconfig /renew ( renova os ip�s da placa de rede )
9) Nova tentativa de conex�o
10 ) Criar Nova conex�o manual
Caso a 2� op��o de configurar manualmente a conex�o esteja
desabilitada prencher op��es de telefone e modem a localidade.
11 ) Nova tentativa de conex�o
12 ) Se Cliente possuir uma placa SIS 900 pedir ao cliente que
reinstale o driver da placa com o cd original da placa m�e
......
Como resolver conectividade Nula ou limitada?


Resolvendo conexão nula ou limitada!

Abra o prompt do MS-DOS e digite os comandos:

1° ipconfig/renew



2° ipconfig/release *Con*



3° ipconfig/renew

Outra opação:

Netsh winsock reset

Outra opção:


Iniciar -» Executar -» cmd
de enter
e na tela preta escreva:


netsh winsock reset


reinicie o Micro




Obs.:

Normalmene, apos uma atualizaçao do Windows Update

 podem ocorrer falhas na tabela de soquete, por reconfigu

raçao das propriedades de rede.

........................................

Configura Modem D-Link DSL 2640B OI
 Mensagem
Primeiramente é interessante resetar o modem, para que ele assuma as configurações de fábrica.
Basta apertar o botão reset (atrás dele) com o aparelho ligado.
Caso contrario é possivel que as configurações dele tenham sido alteradas e que haja dificuldade em acessa-lo.
Após ligar o roteador e conectar no pc, via cabo LAN. Entre no navegador (Internet) e digite 192.168.1.1
Assim, vc será redirecionado para a página inicial do menu.
Logo nesta página, descelecione DSL Auto-connect, caso o modem tenha sido resetado, como eu disse os valores que irão aparecer já serão:

 VPI: [0-255] = 0, VCI: [32-65535]= 33.
Next.

PPP over Ethernet (PPPoE), 
encapsulation Mode = LLC/SNAP-BRIDGING.
Next.


PPP Username = seu login,
PPP Password = sua senha,
Authentication Method = PAP,
recomendado: Obtain default gateway automatically.
 Next.


Enable NAT (x),
Enable Firewall (x),
Enable IGMP Multicast ( ),
Enable WAN Service (x)
Enable Wireless (x) para ativar a rede sem fio, 
Enter the wireless network name (also known as SSID).SSID: Digite o nome que vc quer para sua rede.
Next.


Save/reboot.

*Os valores vpi e vci podem variar de acordo a região.
 

-----------------------------------------------

 Básico

O modem ADSL pode ser configurado através de uma interface de configuração, que fica acessível por padrão apenas a partir da rede local. Em primeiro lugar, crie a comunicação física entre o PC e o modem, ligando-os através de um cabo cross-over ou um hub/switch.

O modem vem de fábrica com um endereço IP padrão, como, por exemplo, 10.0.0.138 ou 192.168.1.1 e uma senha de acesso simples, como "1234" ou "admin". Muitas vezes, as operadoras alteram as senhas dos modems, para impedir que o usuário o reconfigure para trabalhar como roteador. Nesse caso, você vai ter o trabalho de pesquisar na web quais as senhas usadas pela operadora e testar uma a uma até achar a usada no seu modem, uma dor de cabeça a mais. Felizmente essa prática vem se tornando menos comum.
A configuração padrão varia de modem para modem, por isso é importante ter em mãos o manual do seu. Se o modem utilizar uma faixa de endereços diferente da utilizada na rede, basta alterar a configuração de rede do micro, para que ele utilize um endereço dentro da mesma faixa utilizada pelo modem. A partir daí você pode acessá-lo usando o navegador.
A configuração do modem é dividida em duas seções principais: LAN e WAN. Imagine que o modem ADSL é na verdade um mini-roteador, que possui duas interfaces de rede: a interface ADSL (WAN), onde vai o cabo telefônico e uma interface de rede local (LAN), que é ligada ao switch da rede.
Na seção LAN vai a configuração da rede local, incluindo o endereço IP e a máscara de sub-rede, através da qual o modem fica acessível dentro da rede local. Ao acessar pela primeira vez, não se esqueça de alterar a configuração, para que o modem passe a utilizar um endereço dentro da faixa usada na rede.
Além de permitir acessar a interface de configuração, o endereço definido na configuração do modem passa a ser o gateway padrão da rede ao configurá-lo como roteador. Normalmente utilizamos o primeiro ou o último endereço da rede para o gateway, como em "192.168.1.1" ou "192.168.1.254", mas isso é apenas uma convenção, não uma regra.
index_html_m70e7f972
Quase sempre, está disponível também um servidor DHCP, que deve ser configurado com uma faixa de endereços livres na sua rede. Na configuração, você indica um endereço de início e fim para a faixa usada pelo servidor DHCP, como de 192.168.1.2 a 192.168.1.100 e os demais endereços ficam livres para PCs configurados com IP fixo. É importante enfatizar que você deve ter apenas um servidor DHCP no mesmo segmento de rede, de forma que se você já tem um servidor DHCP ativo na rede, o servidor DHCP do modem deve ser desativado. Aqui temos um exemplo, dentro da configuração do mesmo D-Link 500G do screenshot anterior:
index_html_m7356141a
A opção "Lease Time" dentro da configuração indica o tempo que os endereços serão "emprestados" para as estações. Após esse período, a estação deve renovar o endereço ou deixar de usá-lo. Isso evita que endereços fiquem eternamente reservados a micros que não fazem mais parte da rede.
Em seguida temos a configuração dos endereços DNS que serão fornecidos aos clientes. Aqui temos um segundo exemplo, na configuração de um modem Kayomi LP-AL2011P (que é, na verdade, um Conexant Hasbani), onde a configuração dos endereços de rede e do servidor DHCP são unificadas em uma única seção:
index_html_m65df7bd6
Nos modems atuais, a interface de configuração é sempre acessada usando o navegador, mas em alguns modelos antigos (como no Parks Prestige) era usada uma interface em modo texto, acessada via telnet, usando o terminal (no Linux) ou o prompt do MS-DOS (no Windows), como em:
$ telnet 192.168.1.1
Trying 192.168.1.1...
Connected to 192.168.1.1.
Escape character is '^]'.
Password: [SSL not available] ********
À primeira vista, uma interface em modo texto não parece muito amigável, mas em essência é o mesmo bolo, apenas com uma cobertura diferente. No caso da Interface do Parks Prestige, a configuração da rede e do servidor DHCP vai no menu "3. Ethernet Setup > 2. TCP/IP and DHCP Setup":

index_html_m41ecd231
index_html_m3afb1fed
Dentro da configuração do DHCP, a opção "Client IP Pool Starting Address=" indica o primeiro endereço IP que será atribuído (os números abaixo deste ficam reservados para micros com IP fixo) e o número máximo de clientes que receberão endereços IP (Size of Client IP Pool). Usando um pool de 6 endereços, com início no 192.168.1.33, por exemplo, a faixa iria até o 192.168.1.38, suficiente para uma rede com apenas dois ou três micros.
Depois de terminar, não esqueça de alterar também a senha de acesso, já que as senhas padrões dos modems são bem conhecidas. Embora a interface de configuração não fique disponível para a web (em muitos modems você pode ativar o acesso, mas via de regra ele fica desativado), nada impede que algum usuário da rede, ou algum vizinho que consiga acesso à sua rede wireless resolva pregar peças alterando a configuração do modem.
index_html_75be3a88